Região Sul tem mais chances de registrar tornados; saiba porquê

CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

Em todo o país, a região Sul é a mais propensa a ter tornados. É o que aponta pesquisa de um grupo de estudantes e professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O estudo, publicado em outubro deste ano, analisou ocorrências registradas de 1975 a 2018. Nestes 43 anos, 581 tornados foram registrados no país, sendo 70% na região Sul. Juntos, o Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul somaram 411 fenômenos no período.

Apenas no Paraná foram 89 tornados, com a maioria acontecendo no período da tarde.

No mês de outubro de 2023, quando o Paraná foi atingido for fortes tempestades, pelo menos dois tornados foram registrados em diferentes regiões do estado: no dia 4 em Cascavel, e no dia 28 em São José da Boa Vista, no norte pioneiro. 

De acordo com a pesquisa, os tornados acontecem com maior frequência nos três estados porque eles são os que recebem primeiramente a ação das massas de ar frio oriundas do Sul-Sudoeste e também sofrem influência das massas de ar quente da região amazônica.

O encontro destas massas pode provocar o aparecimento de supercélulas – que são tempestades caracterizadas pela presença de uma corrente de ar girando no interior da nuvem – com grande potencial para o desenvolvimento de tornados, aponta a equipe.

A América do Sul é o segundo local do mundo com maior número de tornados, atrás apenas dos Estados Unidos, conforme explica a professora coordenadora do projeto dos “caçadores de tornados”, Karin Linete Hornes.

Veja a matéria na íntegra no G1 Paraná.

Imagens: Redes Sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais