Sinal de relógio de uma das vítimas ajudou a localizar avião na Serra do Mar, diz Bombeiros
As operações de buscas contaram com cerca de 200 pessoas, entre civis e militares, além do envolvimento de 15 instituições
O sinal do relógio que uma das vítimas usava no avião que caiu na Serra do Mar, no Litoral do Paraná, ajudou as equipes de busca a encontrarem a aeronave na tarde desta sexta-feira (07). A informação foi revelada pelo major Fabrício Frazatto dos Santos, comandante do 8° Grupamento de Bombeiros, em entrevista coletiva à imprensa.
“Recebemos a informação de um familiar de que uma das vítimas pudesse estar com um relógio. A partir disso, a Força Aérea Brasileira (FAB) buscou a empresa fornecedora do relógio e verificou-se uma última sinalização desse relógio que apontava para uma determinada coordenada geográfica. A partir deste momento as buscas foram direcionadas para aquele área”, afirmou o major.
Por conta do local onde o avião estava, de mata muito fechada, não foi possível confirmar a presença dos destroços por meio de visão aérea. Equipes tiveram que descer até o terreno através de cordas e confirmar em terra que ali estava a aeronave.
As operações de buscas contaram com cerca de 200 pessoas, entre civis e militares, além do envolvimento de 15 instituições, de acordo com o comandante do 8° Grupamento de Bombeiros.
“A aeronave foi localizada a uma altitude de aproximadamente 650 metros. Parece que ela teve uma queda na vertical, estava embaixo de uma árvore e realmente houve a necessidade de infiltração de equipes para confirmar que ali realmente havia uma aeronave”, explicou Frazatto.
Causa do acidente
Questionado sobre o que pode ter provocado o acidente, o major disse que ainda é cedo para dizer, porém ele acredita que a perda da comunicação do avião com o radar pode ter sido causada pela baixa altitude em que a aeronave estava.
“Essa falta de comunicação pode ter sido pela baixa altitude que ela estava. Ela estava dentro de um vale entre duas cadeias de montanhas. O que temos objetivamente é que naquele momento chovia e havia uma nebulosidade bastante baixa”, comentou.
Os corpos das vítimas do acidente foram retirados do local via rapel até as aeronaves de resgate. A operação de resgate foi encerrada por volta das 18h30.
Confirmação da morte de piloto e passageiros de avião gera comoção entre amigos e familiares
Após a confirmação da localização da aeronave e da morte dos três umuaramenses, amigos e familiares do piloto e dos dois servidores estaduais que estavam no avião que caiu no Litoral do Paraná encheram as redes sociais com mensagens lamentando as mortes no acidente.
O avião Piper Arrow era conduzida pelo piloto Jonas Borges Julião e tinha como passageiros Heitor Genowei Junior, superintendente do Viaje Paraná, divisão da Secretaria de Estado do Turismo, e Felipe Furquim, diretor da Casa Civil na região noroeste.
Fonte: Banda B