Explosão em silo da C.Vale de Palotina deixa  sete mortos e feridos

CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

O número de mortos ainda é extraoficial.

Uma explosão em um silo de secagem de grãos da C.Vale, cooperativa agroindustrial de Palotina, , matou sete pessoas e feriu outras doze na tarde desta quarta-feira (26).

Inicialmente, o Consórcio Intermunicipal Samu Oeste (Consamu), que faz a gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na região, disse que quatro pessoas tinham morrido e que 27 estavam desaparecidas.

Porém, durante a noite, os bombeiros atualizaram o número de mortos para dois e o de desaparecidos para seis.

O Corpo de Bombeiros informou que montou uma força-tarefa para o resgate das vítimas. Segundo a instituição, foram disponibilizados mais de 35 socorristas e cães de Palotina, Cascavel e Toledo, cidades do oeste do Paraná.

Na noite desta quarta o governo estadual anunciou o envio, em dois aviões da Casa Militar, de 14 bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), equipe especializada da corporação. Dois cães também seguirão nesses voos.

As explosões foram em série, explica capitão do Corpo de Bombeiros: ‘São muitos escombros’

O Corpo de Bombeiros detalhou que houve ao menos cinco explosões em sequência em um silo de secagem de grãos da C.Vale,

Segundo a corporação, as explosões começaram por volta das 16h50.

O capitão Guilherme Rodrigues, do Corpo de Bombeiros, detalhou que o ambiente onde ocorreu a primeira explosão é bem fechado e com bastante pó, com partículas inflamáveis que, em contato com qualquer fagulha, podem provocar explosões em série. 

“Essas partículas pegam fogo com facilidade. Essa primeira explosão faz com que outras partículas em estruturas metálicas também sofram o mesmo efeito.”

Conforme o oficial, oito pessoas estavam no local da primeira explosão. As outras acabaram destruindo quatro barracões no entorno, onde trabalhavam mais vítimas.

“Elas estão em túneis subterrâneos, que têm aproximadamente 200 metros de comprimento. Acima disso, estão as partes de concreto e metálica, que foram abaladas pelas explosões. São muitos escombros. Estamos com máquinas para retirar o que desabou, mas o trabalho é bem delicado.”

Envio de reforço

Na noite desta quarta, o Governo do Estado enviou uma tropa especializada do Corpo de Bombeiros para Palotina. Eles embarcaram por volta das 22h30 em duas aeronaves da Casa Militar.

Segundo o governo, são 14 bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost). Além dessas equipes, 35 bombeiros militares estão envolvidos na operação.

Ao todo, seis cães ajudam na busca por sobreviventes.

Busca por sobreviventes

O capitão Guilherme Rodrigues afirmou na noite desta quarta haver indícios de vida nos túneis subterrâneos onde as vítimas estão e que chegaram a ouvir sons e gritos vindos do local. Porém, o trabalho é uma corrida contra o tempo.

O tenente-coronel Rogério Lima de Araújo afirmou, por volta das 23h20 desta quarta, que, junto da empresa responsável pelo local, foi feita a estabilização das estruturas para permitir o acesso do socorro.

Ele explicou que o trabalho das equipes têm sido de desobstruir o túnel de transporte de grãos que desabou em busca dos desaparecidos.


Atualização:

Segundo o Repórter Joarez Negrona de Palotina, que acompanha o trabalho de buscas pelas vítimas desaparecidas, nesta madrugada foram localizados mais cinco corpos. Se confirmada essa informação, o número de mortos sobe para sete.

Nota da C.Vale sobre explosão em unidade de grãos

A C.Vale comunica aos seus associados e comunidade em geral que nesta quarta-feira, 26 de julho, às 16h50, um sinistro de grandes proporções atingiu nossa unidade central de recebimentos de grãos em Palotina, oeste do Paraná, devido a causas ainda não identificadas.

No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas.

No momento, todas as equipes de segurança da cooperativa estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos desse lamentável evento.

Assim que todas as variáveis forem identificadas e apuradas as repercussões geradas pelo incidente, nova nota de esclarecimento será emitida pela equipe de gerenciamento de crise instalada nessa oportunidade.

Palotina, 26 de julho de 2023.
A Direção

Fonte: G1 Paraná e Joarez Negrona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais