Um piloto em ação suspeita resolveu incendiar a própria aeronave após notar que era seguido por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), por volta das 8h, desta terça-feira (4), na região rural de Tuneiras do Oeste. A ação aconteceu porque, de acordo com a Aeronáutica, o avião perseguido entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização e plano de voo.
Após receberem a informação, a FAB explicou que mobilizou os pilotos oficiais de defesa para monitorar o avião suspeito. Os pilotos de defesa aérea seguiram o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro. Nesse momento, a aeronave foi classificada como suspeita, conforme previsto no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004.
Na sequência, o piloto da aeronave suspeita pousou em uma pista na cidade de Tuneiras do Oeste. Logo em seguida, o avião foi incendiado pelo próprio piloto, que se evadiu do local antes da
chegada dos agentes policiais.
Um veículo Tucson apareceu no local para fazer o transbordo da carga. Orientadas por terra pelas equipes aéreas, policiais tiveram êxito na apreensão de 10.900kg de cocaína, do Veículo Tucson e do seu condutor, um masculino de 21 anos.
Participaram de forma direta da ação policias do BPFron, 7ºBPM, Força Aérea Brasileira, 5ªCIPM E POLÍCIA FEDERAL DE MARINGÁ.
Os ilícitos e o detido foram encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal de Maringá.
Informações BPFRON e Banda B.